MORADORES DE JERI VÃO AS RUAS CONTRA A POLUIÇAO SONORA

04/12/2021

Entre as reivindicações está o cumprimento das leis sobre uso de caixas de som, som exacerbado na rua principal e equipamentos de som automotivo.

Os moradores da Vila de Jericoacoara, a cerca de 300 km de Fortaleza, realizaram nesse sábado, 4 de dezembro, manifestação contra a poluição sonora. Os manifestantes se concentraram a partir das 16h30 na Praia Principal, próximo à Duna do Pôr do Sol e a manifestação teve início às 17h15, seguindo pela Rua do Forró, Beco do Forró, Rua Principal e terminando na Praça Principal, onde foi realizado um abraço simbólico e silencioso na praça.

O objetivo da manifestação é sensibilizar empresários, moradores, proprietários de veículos e visitantes sobre os impactos negativos provocados pela proliferação de equipamentos de som automotivo e de caixas de som, bem como pelo alto volume praticado em alguns bares, que se envolvem em uma verdadeira disputa musical, tornando muitas vezes impossível distinguir as músicas tocadas. A poluição sonora tem transformado Jericoacoara em um local ruidoso, afastando da Vila turistas que buscam descanso, práticas esportivas e o turismo ecológico, além de gerar graves prejuízos a moradores, sobretudo idosos e crianças que vêm tendo o direito ao lazer e descanso desrespeitado.

Os manifestantes pretendem chamar a atenção para a urgência de se ordenar as atividades comerciais que utilizam música, para que os ruídos e conflitos sejam substituídos por um convívio harmonioso entre moradores e turistas em busca de diversão e boa programação musical. Entre as reivindicações estão a adequação da estrutura acústica dos estabelecimentos, caso possível, o uso moderado do som por parte de veículos, e o cumprimento da lei municipal que proíbe o uso de caixas de som na Vila, bem como das leis relativas aos horários de trabalho na construção civil e regularização dos escapamentos de carros e motos. Os moradores esperam com tal mobilização contribuir para que esse belo e importante destino turístico brasileiro resgate o charme e a tranquilidade que o tornaram procurado e reconhecido nacional e internacionalmente.

A poluição sonora é hoje um problema enfrentado em todo o País, gerando muitos conflitos, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades, mas o fenômeno é particularmente grave por encontrar-se a Vila de Jericoacoara nas imediações de um parque de preservação ambiental. A poluição sonora impede de se ouvir os sons da natureza e certamente afeta o próprio meio ambiente. A manifestação visa, pois, promover uma reflexão e uma mudança cultural urgente, que permita a apreciação da boa música, o lazer e o respeito aos direitos individuais e coletivos, e assim o convívio pacífico entre a comunidade e os que trabalham com atividades turísticas.

Não somos contra a música e sim contra o desrespeito com as pessoas da Vila de Jericoacoara.

Últimas notícias

Seja o primeiro a ler as novidades!

A Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) informa que, considerando as questões trazidas pela comunidade da Vila de Jericoacoara sobre a cadeia dominial do imóvel, realizará uma série de diligências a fim de ouvir outros órgãos e aprofundar a análise de todos os pontos colocados. O objetivo da Procuradoria é garantir a segurança jurídica com...

O redemoinho jurídico imobiliário que está remexendo as areias e os assuntos da vila de Jericoacoara, com a história da mulher que se apresentou como proprietária de parte daquelas terras, tem um novo sopro. Desta vez, a princípio, coincidente com a demanda da comunidade. Diante da repercussão e proporção que o caso tomou, a Procuradoria Geral do...

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara, nesta sexta-feira (25/10) expediu recomendação ao Estado do Ceará, à Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e ao Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), para que, imediatamente, suspendam o trâmite de eventual acordo que...

Olá Moradores,

Clique no link para se matricular no curso Técnicas Básicas de Instalações Hidráulicas - 60h

20/05 à 10/06/2024
Segunda a Sexta
18h30 às 21h30


*Os Requisitos para a matrícula no curso são:*
- Ter no mínimo 18 anos e Ensino Fundamental I Completo

Obs: As aulas acontecerão no *Conselho Comunitário de Jericoacoara.*_...

Olá Moradores,

Clique no link para se matricular no curso Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - 200h

Período: 20/05 à 29/07/2024
Segunda a Sexta
13h às 17h


Os Requisitos para a matrícula no curso são:
- Ter no mínimo 18 anos e Ensino Fundamental I Completo

Obs: As aulas acontecerão no Conselho Comunitário de Jericoacoara....